FUGESP
Bulário Fugesp - Anti-hipertensivos e diuréticos


Furosemida
Farmacologia básica – A furosemida pertence ao grupo dos diuréticos de alça que atuam no segmento espesso e ascendente da alça de Henle, em cujo segmento bloqueiam a absorção de cloro, sódio e potássio. Determinam, através desse mecanismo, excreção de sódio e de água, com perda de potássio. É utilizada por via oral ou venosa.
Dosagem - A dosagem média está compreendida entre 20 a 80mg/dia, na dependência do diagnóstico e da assistência médica.
Indicações – Edemas, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão leve a moderada, retenção líquida nos casos de cirrose e mesmo na insuficiência renal, respeitada estritamente a indicação médica.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Sendo um diurético de alta eficiência e de grande utilidade clínica, a própria indicação por vezes implica em condições adversas, principalmente pela espoliação de potássio (hipocalemia) ou mesmo por hiponatremia. Na insuficiência renal é utilizada com cautela. Na insuficiência hepática pode precipitar o coma. A furosemida por promover perda de potássio, pode modificar a ação dos digitálicos sobre o músculo cardíaco. Interage com os antibióticos aminoglicosídeos, potencializando efeitos nefrotóxicos ou relativos à audição, o mesmo podendo ocorrer, no que diz respeito à audição, quando do uso de furosemida e cisplatina. Pode potencializar efeito de outras drogas como salicilatos, teofilina, lítio e relaxantes musculares.
Denominação genérica – Furosemida.
Comercialização exemplificada – Lasix (Sanofi-Aventis), Furosemida (Hipolabor, Teuto, Biosintética, Hypofarma).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP