FUGESP
Bulário Fugesp - Nutrição e Obesidade


 Suplementação alimentar antioxidante e calórica
Farmacologia básica – Não se tratam propriamente de fármacos. São composições alimentares com lípides, proteínas, sais minerais, oligoelementos e vitaminas, cuja oferta é calculada, podendo servir à restrição calórica, como no caso da obesidade ou, ao contrário para suplementar as carências nutricionais de todo gênero. Aqui também ficam consideradas as ações antioxidantes ou anti-estresse oxidativo, principalmente representadas pelas vitaminas e oligoelementos. Na dieta geral habitual, a alimentação calórica e somatoplástica compreendem os hidratos de carbono (50%) e lípides e proteínas em proporções próximas, ao redor de 25% cada. Esses percentuais variam com interesse específico da dieta, como no caso dos diabéticos, dos renais entre outras condições mórbidas. A suplementação ao contrário, visa corrigir déficits nutricionais e a desnutrição sistêmica ou específica. A suplementação específica para atletas ou praticantes de atividades físicas está compreendida neste enfoque. As vias de administração são a oral, a enteral e a parenteral. A alimentação enteral muitas vezes é feita por sondas gástricas ou jejunais, onde a osmolaridade deve ser considerada, tendo em conta a possibilidade de diarréias e outras complicações.
Dosagem – Conforme indicação precisa para cada caso.
Indicações – Carência alimentar, controle de peso (obesidade) e dietas especiais (renais, hepáticas, etc.).
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – As contra indicações inexistem, desde que a indicação seja correta. A condição geral da pessoa, a doença básica e as condições mórbidas correlatas devem ser consideradas na indicação e na contra indicação.
Denominação genérica – Suplementos alimentares, suplementos vitamínicos, oligoelementos e antioxidantes.
Comercialização exemplificada – Sustacal (Novartis), Sustagen (Bristol-Myers Squibb), Vivonex (Nestlé), Nutren e Nutren Active (Nestlé), Osmolite (Abbott), Ensure (Abbott), Caseical (Support), Sustain 30 (Support), Power bar (Nestlé), Linha ShapeWorks (Herbalife),  Diet Shake (Nutrilatina), Bio Slim (Herbarium), Myoplex (EAS), Lean Body (Labrada).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP