FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Ampicilina
Farmacologia básica – A ampicilina é antibiótico derivado do 6AP (6-amino-penicilinâmico), eliminado essencialmente pelos rins. É de amplo espectro, respeitados os cuidados e as dosagens, é de toxicidade desprezível. Tem ação alergênica cruzada com as penicilinas e cefalosporinas, podendo repercutir-se na flora intestinal. É de eliminação essencialmente renal. Apresentada para uso oral ou parenteral.                                             
Dosagem- Para a pessoa adulta a dose média diária e de 2 g, oscilando entre 1 e 3/dia, conforme a indicação de cada caso. Em crianças até 20kg utilizam-se dose de 50 a 100mg/kg/dia. Crianças acima de 20kg, mesma dose do adulto.
Indicação - Infecções bacterianas que demandem cobertura de amplo espectro, para Gram positivos e negativos, com exceções, a exemplo do Staphilococcus aureus, enterococus e bactérias produtoras de penicilinase. Infecções orofaringeanas e broncopulmonares, nas otites e infecções intestinais (shigueloses).
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa - Pode proporcionar reações alérgicas cutâneas ou sistêmicas, com reação cruzada com as penicilinas e cefalosporinas. Não apresenta interação medicamentosa significante, o que não dispensa atenção especial nas pessoas que utilizam medicamentos múltiplos.
Denominação genérica - Ampicilina
Comercialização exemplificada – Amplacilina (Eurofarma), Binotal (Bayer), Ampicilina (Abott, EMS, Novartis, Ranbaxy e Teuto).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP