FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Cloranfenicol
Farmacologia básica – O clorafenicol é um antibiótico isolado do actinomiceto Streptomyces venezuelae em 1947, posteriormente sintetizado. Quimicamente é um derivado dicloro-acético ligado a anel nitro-benzênico. É de amplo espectro, podendo desenvolver formas bacterianas resistentes. É ativo contra Chlamydia, Mycoplasma e Ricketsias. É antibiótico bacteriostático que inibe a síntese bacteriana e atua no ribossoma. É metabolizado pelo fígado e excretado pelos rins. Tem ação importante na Salmonella typhi, porém existem cepas dessa bactéria resistentes ao cloranfenicol. É de uso oral, parenteral e tópico.
Dosagem – As doses usuais para adultos por via oral é de 1 a 2g/dia. Para crianças utilizam-se doses de 25 a 50mg/kg/dia. As dosagens por via oral ou parenteral são equivalentes.
Indicações – Infecções sensíveis ao cloranfenicol, consideradas as contra-indicações.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O seu mais temível efeito tóxico é referente à medula óssea, podendo ocasionar pancitopenia, que pode ser fatal, embora não seja freqüente. Manifestações alérgicas podem igualmente ocorrer. O uso tópico tem oportunidade.
Denominação genárica – Cloranfenicol.
Comercialização exemplificada – Quemicetina comprimidos, xarope e solução injetável (Pfizer), Fibrase pomada dermatológica, (Pfizer), Iruxol pomada dermatológica (Abbott), Cloranfenicol colírio (Allergan), Visalmin colírio (Bunker).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP