FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Trimetoprim-sulfametoxazol
Farmacologia básica – A associação de trimetoprima com sulfametoxazol é uma combinação quimioterápica de importante ação antibacteriana. O mecanismo de ação está relacionado ao metabolismo bacteriano do ácido fólico. A excreção é essencialmente urinária com boa absorção pelo trato digestivo. É utilizado por via oral ou em soluções para aplicação intravenosa.
Dosagem – As doses diárias para o adulto são de 160mg de trimetoprima e 800mg de sulfametaxazol. Para crianças utilizam-se 200mg de SMZ/5ml + 40mg de TM/5ml ou 400mg de SMZ/5ml+40mg de TM/5ml.
Indicações – O trimetorprim-sulfametoxazol é efetivo no tratamento de infecções urinárias causadas por germes Gram-positivos e Gram-negativos aeróbicos, sendo também eficiente no tratamento de otite média, bronquites agudas e crônicas, pneumonias, doenças venéreas, febre tifóide, shigueloses, cólera, toxoplasmose e pneumonia por Pnenumocistis carinii.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O uso de TM-SMZ deve ser evitado na grávida e na lactante, salvo supervisão médica apurada. Pode ocasionar trombocitopenia, leucopenia e agranulocitose com todos os graus de gravidade. Raramente ocorrem hepatites e necrose hepática fatal. Manifestações alérgicas e doenças dermatológicas, inclusive doença de Stevens Johnson são descritas. O TM-SMZ pode interagir com medicamentos destacando-se a possibilidade de interação com varfarina, com acentuado risco para os pacientes que estejam sendo anticoagulados com dicumarínicos. Podem interagir com a fenitoina.
Denominação genérica – Trimetoprim-sulfametoxazol.
Comercialização exemplificada – Bactrim e Bactrim F (Roche), Trimetoprima+sulfametoxazol (Teuto, Neo Quimica, Nature’s Plus

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP