FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Metronidazol
Farmacologia básica – O metronidazol é nitroimidazólico com importantíssima eficácia no tratamento dos agentes bacterianos anaeróbios. Tem ação contra o C. difficile. O metronidazol como anti-parasitário é efetivo no tratamento da amebíase, da giardíase e da tricomoníase. É utilizado por vira oral, infusões venosas, creme e geléia ginecológica.
Dosagem – Tomando a amebíase e a giardíase como exemplo, utilizam-se doses de 250mg 3 vezes/dia durante 7 dias. Na criança emprega-se 10mg/kg/dia durante 7 dias. Para tratamento de infecções por bactérias anaeróbicas utilizam-se 800mg a 1g/dia em média, inclusive através de infusões venosas.
Indicações – Amebíase, giardíase, tricomoníase e infecções bacterianas causadas por anaeróbios.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O metronidazol raramente ocasiona efeitos secundários que determinasse suspensão do tratamento. Como registro farmacológico pode determinar manifestações gastrointestinais tipo diarréia, anorexia, náusea e desconforto epigástrico, por vezes dor de cabeça, urticária e manifestações alérgicas são possíveis. É incompatível com o uso concomitante de bebidas alcoólicas, podendo ocasionar efeito comparável ao dissulfuran. O tratamento deve ser interrompido no caso de manifestações neurológicas. Raramente pode ocasionar neutropenia. Não se registram casos de anormalidade fetal ou prematuridade pelo uso de metronidazol na gravidez. São raros os casos de glossites e estomatites.
Denominação genérica – Metronidazol.
Comercialização exemplificada – Flagyl (Sanofi-Aventis), Neo metronidazol (Neo Quimica), Metronidazol (EMS, Teuto, Halex Istar, Sigma Pharma, Nature’s Plus).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP