FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Moxifloxacino
Farmacologia básica – O moxifloxacino pertence ao grupo das quinolonas. É bactericida atuando no DNA girase da bactéria. Atua sob germes Gram-postivos e Gram-negativos, sendo efetivo contra grande parte das bactérias que atingem o trato broncopulmonar. É utilizado por via oral e em solução pra infusão com 400mg.
Dosagem – A dose média é de 400 mg/dia para o adulto em dose única (comprimidos).
Indicações – É indicado em infecções sensíveis à quinolona, mostrando bastante eficácia nos processos broncopulmonares e broncopatias crônicas. Não dá cobertura a anaeróbios.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O moxifloxacino não está indicando para crianças e adolescentes. Não deve ser utilizado também em gestantes e lactantes. Pode promover reações alérgicas inclusive anafilaxia. Quadros dispépticos, gastrointestinais e neuromusculares, inclusive tendinosos podem acontecer. Reações neuropsíquicas, principalmente em pessoas idosas, eventualmente se manifestam, sendo reversíveis. O medicamento, entretanto, é bem tolerado em mais de 90% dos casos. Pode alterar exames laboratoriais como transaminases hepáticas,  GT, bem como creatinina. Pode interagir com outros medicamentos, cujo uso concomitante requer indicação e monitorização médica.
Denominação genérica – Moxifloxacino.
Comercialização exemplificada – Avalox (Bayer).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP