FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Clindamicina
Farmacologia básica – A clindamicina é um antibiótico macrolídeo com boa atividade contras bactérias Gram-positivas aeróbias, incluindo estafilococos e estreptococos, com exceção do enterococo; tem ação moderada contra o B. fragilis e outros anaeróbios. É utilizada por vira oral e injetável por via intramuscular ou venosa; cremes de aplicação cutânea.
Dosagem – É apresentado em comprimidos e ampolas de 300 e 600mg. Em infecções mais severas utilizam-se 2400 a 2700mg/dia em doses fracionadas. Por via intramuscular não se aconselha mais do que 600mg por aplicação. Em crianças 20 a 40mg/kg/dia em 3 ou 4 doses fracionadas.
Indicações – Infecções causadas por germes sensíveis à clindamicina.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A clindamicina é um macrolídeo podendo interagir com outros macrolídeos como a eritromicina e apresentando a mesma característica dos macrolídeos. Tem boa tolerância hepática e renal. É preciso cuidado com a flora bacteriana intestinal, com a possibilidade de desencadear colite pseudo-membranosa.
Denominação genérica – Clindamicina.
Comercialização exemplificada – Dalacin C (Pfizer), Dalacin V (Pfizer-creme vaginal), Dalacin T (Pfizer–solução tópica), Clinagel-creme (Stiefel), Clindacin (Cellofarm – comprimidos), Clindamicina (Eurofarma, Uniao Quimica).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP