FUGESP
Bulário Fugesp - Antimicrobianos e antibióticos


Azitromicina
Farmacologia básica – A azitromicina é um antibiótico macrolídeo que tem ação contra bactérias aeróbias Gram-positivas, Gram-negativas e mesmo alguns anaeróbios. Entre as Gram-positivas destacam-se os estreptococos, inclusive Streptococcus pyogenes e pneumoniae bem como os estreptococos alfa-hemolíticos como o Streptococcus viridans. Não dá cobertura para os enterococos e os estafilococos meticilino-resistentes.  Outras bactérias Gram-negativas podem ser combatidas na dependência da suscetibilidade ao antibiótico verificado em culturas bacterianas. Entre bactérias anaeróbias tem ação contra Bacteroides fragilis, Bacteroides sp, Clostridium perfringens, Peptococcus sp, Peptostreptococcus sp,  Fusobacterium necrophorum e Proprionibacterium acnes. É ativa contra Chlamydia trachomatis. Dá cobertura contra a Neisseria gonorrhoeae e o Treponeam palidum. É utilizada por via oral na forma de cápsulas, comprimidos e suspensões.
Dosagem – A dose média é de 500mg a 1,5g/dia. Para crianças 30mg/kg/dia.
Indicações – Infecções causadas por germes sensíveis à azitromicina.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – É preciso vigiar o fígado e os rins. A azitromicina pode causar icterícia e alteração das transaminases. Não há segurança sobre seu emprego na lactação. Não interage com a varfarina, o que não dispensa a monitorização rotineira de quem use esse anticoagulante.
Denominação genérica – Azitromicina.
Comercialização exemplificada - Zitromax (Pfizer), Azitromicina (EMS, Nature’s Plus, Sigma Pharma, Medley, Mepha, Novartis, Ranbaxy).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP