FUGESP
Bulário Fugesp - Doenças Inflamatórias Intestinais Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn


Budesonida
Farmacologia básica – Budesonida é um glicocorticóide de efeitos adversos relativamente mais atenuados do que outros corticóides, prestando-se muito à aplicação local, por ter menos efeitos colaterais próprios dos corticóides. Daí a importância do seu uso em gastroenterologia na forma de enemas. Ainda em gastroenterologia, o uso por via oral é também ativo, como os demais corticóides, sendo muitas vezes de ação mais atenuada quando comparados com hidrocortisona, dexametasona, predinisona e metilpredinisolona. Sua farmacologia básica é idêntica aos corticóides, atuando como inibidor da fosfolipase A2, prostaglandinas (PGs), leucotrienes (LTs) e fator de ativação plaquetária (PAF). É utilizado por via oral, enemas e aerossol.
Dosagem – Para adultos comprimidos de 3mg com dose diária inicial de 9mg. Em enemas é apresentada em embalagens com 2,3 mg adicionada a diluente. As aplicações em forma de aerossol geralmente contêm 200 mcg por jato.
Indicações – Em gastroenterologia nas doenças inflamatórias intestinais clássicas, a saber: retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Indicada na asma brônquica e nas doenças obstrutivas crônicas das vias respiratórias, para adultos e crianças.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – As contra indicações são as mesmas dos corticóides em geral, acentuando-se que os efeitos colaterais são significantemente menos intensos, embora a atividade sistêmica também seja relativamente menor.
Denominação genérica – Budesonida.
Comercialização exemplificada – Entocort cápsulas e enemas (AstraZeneca), Budiair (Farmalab - Chiesi) e Budicort aqua (AstraZeneca).

 

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP