FUGESP
Bulário Fugesp - Doenças Inflamatórias Intestinais Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn


Infliximabe
Farmacologia básica – É anticorpo monoclonal humano-murino, com ação anti TNFα. Apresenta-se em pó que é solubilizado em solução fisiológica e aplicado por via venosa sob estreita supervisão médica em virtude de efeitos adversos de alto risco, especialmente alérgico. Durante o uso pode desenvolver-se anticorpos anti infliximabe. A ação farmacológica se resume na característica de ser anti-fator de necrose tumoral (anti TNF). O TNF faz parte dos processos inflamatórios, tipo doença de Crohn fistulizante e retocolite ulcerativa.
Dosagem – É apresentado em frasco –ampola que contém 100mg de infliximabe. Na doença de Crohn, tomada como exemplo, utiliza-se a dose de 5mg/kg/peso em infusões com duração de duas horas, sob estreita vigilância médica e aparelhos adequados para assistência de urgência, em ambiente hospitalar. Esquematicamente são feitas infusões na semana 0, 2 e 6, com intervalos de 8 semanas, se necessários. Na artrite reumatóide utilizam-se doses de 3ml/kg/peso no mesmo esquema referido para a doença de Crohn.
Indicações – Doença de Crohn, especialmente na forma fistulizante e resistente a outras medicações e na retocolite ulcerativa. É indicado também no tratamento da artrite reumatóide, na espondilite anquilosante e na atrite psoriásica.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Havendo queda de TNF, como é desejado, para combater a inflamação mórbida e exacerbada, pode ocorrer queda de resistência a múltiplas moléstias, inclusive em relação à tuberculose; doenças virais tipo hapatite B e outras podem ser reativadas. No limite desses efeitos adversos, podem ocorrer inclusive infecções oportunistas, tomando como exemplo o Pneumocistis carini. A cuidadosa supervisão médica, a indicação precisa, a avaliação celular quantitativa expressa pelo hemograma e a contagem de linfócitos T e B, são parâmetros de avaliação e cautela. Esses cuidados permitem o uso adequado da droga, visando sua eficácia terapêutica com minimização de riscos e efeitos adversos.
Denominação genérica – Infliximabe.
Comercialização exemplificada – Remicade (Mantecorp).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP