FUGESP
Bulário Fugesp - Antiasmáticos


Teofilina
Farmacologia básica – A teofilina é uma xantina. É metilxantina do mesmo grupo da cafeína e da teobromina. A aminofilina é o sal amino da teofilina. Tem ação broncodilatadora podendo ser utilizada dentro dos adquados limites de dose e correspondentes concentrações no plasma, que não devem ser excedidas em razão de efeitos adversos. Atua como um inibidor não seletivo da fosfodiesterase. É utilizada por via oral e venosa, esta última na forma de aminofilina. As concentrações séricas a serem respeitadas são de 10 a 20mg/L.
Dosagem – É utilizada em cápsulas de 100 a 300mg em média para o adulto. A aminofilina injetável contém 240mg/10ml, havendo também aminofilina comprimidos de 100 e 200mg e em gotas com 240mg/ml.
Indicações – Broncopatias crônicas espásticas. Asma brônquica geralmente em associção com outros medicamentos.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A teofilina e a aminofilina interagem com medicamentos, alguns deles diminuindo sua ação farmacológica como a rinfapicina, o fenobarbial e o álcool, considerando-se também a idade, que quanto mais jovem e sadia, mais facilmente elimina essas drogas. Entre as interações que prolongam a sua eliminação, e, portanto, aumentam o efeito farmacológico, estão a cimetidida, a eritromicina, o ciprofloxacino e outros. Como efeitos adversos estão compreendidos náuses e vômitos, distúrbios gastrointestinais, cefaléias, fadiga, refluxo gastroesofágico, aumento da diurese, arritmias cardíacas e convulsões.
Denominação genérica – Teofilina. Aminofilina.
Comercilização exemplificada – Teolong (Abbott), Talofilina (Novartis), Franol (Sanofi-Aventis), Marax (Pfizer). Aminofilina Sandoz cmprimidos e gotas (Novartis), Unifilin (União Química), Minoton–aminofilina injetável (Ariston).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP