FUGESP
Bulário Fugesp - Antigotoso


Colchicina
Farmacologia – A colchicina é um alcalóide extraído do Colchicum autumnale, sendo empregada desde a antiguidade na inflamação da gota.  A colchicina não diminui os níveis plasmáticos de ácido úrico, tendo outro mecanismo de ação não inteiramente conhecido, parecendo ter efeito inibitório da quimiotaxia, interferindo na ação dos polimorfonucleares na inflamação gotosa das articulações. Interfere na mitose celular. A colchicina é eliminada parcialmente pelos rins e sofre metabolização hepática. É utilizada por via oral e excepcionalmente e muito cautelosamente por via venosa.
Dosagem – As doses de 0,5mg são usadas a cada 2 ou 3 horas na fase aguda da gota até que apareça a diarréia. Em outros casos utilizam-se comprimidos de 0,5mg ao dia em média. A dose média não pode exceder 6mg/dia por via oral.
Indicações – Artrite gotosa, pseudogota, febre do mediterrâneo, doença de Behçet e na artrite sarcóide.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Promove diarréia que é o momento de interrupção do seu uso no tratamento dos quadros agudos da gota. O seu uso combinado com probenecid pode elevar a própria hiperurecemia e induzir à gota aguda.
Denominação genérica - Colchicina.
Comercialização exemplificada – Colchitrat (UCI-Farma), Colchis (Apsen).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP