FUGESP
Bulário Fugesp - Anti-inflamatórios e analgésicos


Tramadol
Farmacologia básica – O tramadol é um analgésico opióide derivado dimetilamínico do metoxifenilcicloexanol. É utilizado como cloridrato de tramadol e tem ação central sobre os receptores µ, ? e d atuando especialmente no tálamo, hipotálamo e sistema límbico. Tem importante ação hipno-analgésica com efeitos secundários relativamente mínimos com possibilidades de dependência pequenas, quando usado em doses habituais e episodicamente. É metabolizado pelo fígado através do sistema CYP3A4, produzindo metabólito ativo. Sua meia vida de eliminação é da ordem de 5 horas, sendo também eliminado pelo leite materno. É utilizado por via oral, intravenosa e intramuscular.
Dosagem – É utilizado na dose média de 50 a 200mg /dia para o adulto ou em jovens com idades superiores a 12 anos. Sua dose máxima permitida é de 400mg/dia.
Indicações – Combate a dor de grau moderado ou intenso.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Contra idicado nos pacientes suscetíveis a convulsões, no alcoolismo, nas dependências a opiáceos e outras drogas, bem como em pessoas que usam medicamentos inibidores da MAO. Com uso prolongado, o próprio tradamol pode ocasionar dependência, devendo, pois, apenas ser usado nas crises que requeiram analgesia. É contra indicado na gravidez e na lactação. Nas pessoas idosas poderá ser usado com cautela. Nas hepatopatias, nefropatias e cardiopatias só será utilizado sob indicação precisa do médico. Interage com drogas que tenham o mesmo trajeto de eliminação hepática, como o cetoconazol, a eritromicina e anticoagulantes cumarínicos, tipo varfarina.
Denominação genérica - Cloridrato de Tramadol.
Comercialização exemplificada – Tramal (Pfizer).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP