FUGESP
Bulário Fugesp - Fígado e vias biliares


rteste 5 testeNeostigmina
Farmacologia básica – A neostigmina é dimetilcarbamato de 3-hidroxifenilmetilamônio e tem os mesmo efeitos da fisostigmina. A neostigmina atua como anticolinesterásico, inativando, pois, a colinesterase e, desse modo, tem efeito de estimulação dos nervos colinérgicos, com elevação da acetilcolina. É ativadora da motilidade do trato digestivo, da contração dos músculos esqueléticos e estimula também o trato uro-genital. Pode atuar no endométrio precipitando o fluxo mestural. Promove miose. É utilizado por via subcutânea, intramuscular e intravenosa.
Dosagem – Para adultos: 1 ampola de  1ml (0,5mg) por via subcutânea, intramuscular ou por via intravenosa. Crianças: ¼ a ½ ampola de 1 ml (0,125-0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular.
Indicações - Atonia intestinal pós-operatória, miastenia gravis pseudoparalítica, antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A neostigmina pode promover salivação, náuseas e vômitos, diarréia e e cólica intestinal. Promove também sintomas respuratórios como dispnéia e hipersecreção brônquica. Pode apresentar efeitos musculares como tremores, fadiga, e cãibras. A ação tóxica do sistema nervoso central representa-se por tonturas, ansiedade, insônia, nervosismo, confusão mental, ataxia e paralisia respiratória.
Denominação genérica – Neostigmina.
Comercialização exemplificada – Prostgmine (Valeant), Normastig (União Química).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP