FUGESP
Bulário Fugesp - Contraceptivos hormonais de uso sistêmico


Levonorgestrel e Levonorgestrel + etinilestradiol
Farmacologia básica – O levonorgestrel é um progestágeno  derivado da 19-nortestosterona relacionado ao grupo dos progestágenos sintéticos. Sua farmacologia é própria dos progestágenos. É utilizado por via oral.
Dosagem – As dosagens são de 0,15 mg de levonorgestrel + 0,03 mg de etinilestrasdiol, são utilizadas segundo os esquemas clássicos dos progestégenos orais: 21 dias sendo o inicio da mestruação o primeiro dia, com intervalos de 7 dias e seguindo prescrição médica. A dose de 0,75mg de levonorgestrel é dose especial e de urgência. sendo utilizada sob estrita orientação médica.
Indicações - Em endócrino-ginecopatias diversas e como contraceptivo.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa - Os progestágenos não podem ser utilizados senão quando o médico tenha afastado doenças ginecológicas, câncer colo uterino ou do endométrio, gravidez, lactante ou outras condições mórbidas, inclusive hepatopatias e disfunções renais, metabólicas e hormonais. As avaliações ginecológicas como o Papanicolau, exame das mamas e outros recursos são obrigatórios. Os progestágenos podem causar tromboembolismos severos até mortais, desde tromboflebites a tromboses da circulação cerebral e da retina. Pacientes portadoras de hipertensão ou outros riscos que possam favorecer tromboses são afastadas do uso de progestágenos.
Denominação genérica - Levonorgestrel e Levonorgestrel + etinilestradiol
Comercialização exemplificada – Minipil e Minipil-2 POST (Sigma Pharma),  Pozato e Pozato Uni (Libbs).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP