FUGESP
Bulário Fugesp - Contraceptivos hormonais de uso sistêmico


Acetato de noretisterona e Enantato de noretisterona + valerato de estradiol
Farmacologia básica – A noretisterona é uma progestágeno sintético sendo quimicamente 19-nortestosterona. Sua farmacologia é própria dos progestágenos. Os progestágenos de “nova geração” têm reduzido efeito androgênico com alta afinidade para receptores de progesterona. É utilizado por via oral ou em composição com valerato de estradiol para a forma injetável.
Dosagem – A dosagem é de 0,35mg, seguindo-se orientação médica quando utilizado como anticoncepcional. O enantato de noretisterona + valerato de estradiol tem o primeiro dia de mestruação como referência, com intervalos de 30 a 33 dias conforme o caso e segundo indicações médica.
Indicações - Em endócrino-ginecopatias diversas e como contraceptivo.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa - Os progestágenos não podem ser utilizados senão quando o médico tenha afastado doenças ginecológicas, câncer colo uterino ou do endométrio, gravidez, lactante ou outras condições mórbidas, inclusive hepatopatias e disfunções renais, metabólicas e hormonais. As avaliações ginecológicas como o Papanicolau, exame das mamas e outros recursos são obrigatórios. Os progestágenos podem causar tromboembolismos severos até mortais, desde tromboflebites a tromboses da circulação cerebral e da retina. Pacientes portadoras de hipertensão ou outros riscos que possam favorecer tromboses são afastadas do uso de progestágenos.
Denominação genérica – Acetato de noretisterona e Enantato de noretisterona + valerato de estradiol.
Comercialização exemplificada – Promolut-Nor, Primosiston, Cliane e Mesigyna (Schering), Activelle e Cliogest (Medley), Estalis e Estragest TTS (Novartis), Systen Conti e Systen Sequi (Janssen-Cilag), Enantato de noretisterona (Eurofarma).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP