FUGESP
Bulário Fugesp - Terapia cardíaca


Cloridrato de propafenona
Farmacologia básica – A propafenona é um anti-arrítimico que atua nos canais de sódio. É metabolizada pelo fígado através do sistema CYP2D6. Tem ação estabilizadora da membrana do miocárdio prolongando os períodos refratários da fibra. Expressa-se eletro-cardiovascularmente nos intervalos QRS, PR e QT. A administração por via oral tem inicio de ação não determinado com um pico de atividade de 3 a 5 horas. É utilizado também em solução injetável e infusão intravenosa lenta.
Dosagem – É utilizada na dose média de 450 a 900mg/dia na forma de comprimidos, não se devendo utilizar doses superiores a 900mg/dia. As doses devem ser diminuídas com o significante alargamento do complexo QRS ou bloqueio AV. Não há dados sob segurança no uso em crianças. Em pacientes idosos o uso deve ser especialmente cauteloso.
Indicações - Arritimias cardíacas, taquicardias supraventriculares, fibrilação atrial associada à síndrome de Wolf-Parkinson-White.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Hipersensibilidade à propafenona, choque cardiogênico, distúrbios de condução átrio-ventricular, bradicardia, hipotensão importante, broncoespasmos, distúrbios eletrolíticos, gravidez (estudos teratogênicos não defnidos), lactação. Pode determinar agranulocitose, anemia, leucopenia, zumbidos, dores de cabeça, fraqueza, fadiga, visão turva, confusão mental, parestesias, psicoses de mania, tinitus e convulsões. Para o lado do aparelho digestivo, náuseas, vômitos, constipação, dispepsias, colestase, gastroenterites e hepatites podem ocorrer. Fraqueza muscular, câimbras e dores musulares são referidas.
Denominação genérica – Cloridrato de propafenona.
Comercialização exemplificada – Ritmonorm (Abbott).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP