FUGESP
Bulário Fugesp - Terapia cardíaca


Amiodarona
Farmacologia básica – A amiodarona é uma derivado benzofurânico de utilidade no tratamento das arritmias ventriculares, na taquicardia paroxística supraventricular, fibrilação e “flutter” atrial. Em sua composição apresenta grande quantidade de iodo que corresponde a 37% de sua massa. É metabolizada pelo fígado e dá origem ao metabólito n-desetil amiodarona. Tem tendência a acumular fosfolípides em células e tecidos, sendo tóxica, embora seus efeitos cardíacos a coloquem entre as importantes drogas no tratamento das arritmias cardíacas. É essencialmente excretada pelo fígado e pela bile com meia vida longa, estimada na ordem de 50 dias. Seus efeitos favoráveis para o miocárdio representam-se pelo relaxamento da musculatura lisa, com diminuição da resistência coronária e vascular periférica e inibição dos receptores adrenérgicos. Sua toxicidade é importante e pode ser inclusive fatal. Além de alterar a função tiroidiana, promovendo hipotiroidismo ou tireotoxicose, pode repercutir-se toxicamente para os pulmões levando à deposição de material lipídico nos macrófagos do pulmão, causando espessamento de septos, fibrose, bronquiolite e pnenumonite própria da amiodarona. Os quadros de toxicidade, especialmente pulmonar, podem vir a ser fatais. Outras repercussões, inclusive para o sistema nervoso periférico são descritas. Pode depositar-se na córnea, promovendo danos visuais. É utilizado por via oral ou injetável.
Dosagem – A dosagem média de manutenção é de 400 a 600mg/dia.
Indicações – Arritmias ventriculares, taquicardia paroxística supraventricular, fibrilação atrial e “flutter”.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A amiodarona é tóxica, como referido em sua farmacologia. Repercute-se para a tiróide, pulmões, córnea e enervação periférica. Em todo paciente que utiliza diversas drogas, a interação das mesmas dever ser monitorada.
Denominação genérica – Amiodarona
Comercialização exemplificada – Ancoron (Libbs), Atlansil e Atlansil injetável (Sanfi-Aventis), Miocor (UCI-Farma), Miodaron (Biosintética)  Angiodarona (Cazi), Angyton (Royton).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP