FUGESP
Bulário Fugesp - Esôfago, estômago e duodeno


Esomeprazol
Farmacologia básica – É isômero em espelho do omeprazol e metabolizado pelo sistema P450 do fígado (CYP), especialmente CYP2C19, interferindo, pois, na ação de medicamentos que utilizam o mesmo sistema metabólico. É utilizado por via oral.
Dosagem  -  Empregam-se para o adulto, doses de 20 a 40mg/dia, na dependência de cada caso. Na síndrome de Zollinger - Ellison chegam a ser 4 vezes maiores ou até mais.
Indicações – Está indicado como parte do tratamento da esofagite de refluxo, das úlceras pépticas gástricas e duodenais, gastrites hipersecretoras, dispepsias ulcerosas e na síndrome de Zollinger - Ellison.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – É produto amplamente bem tolerado. Pode ocasionar reações alérgicas e cutâneas em todos os graus, inclusive choque anafilático. Entre as manifestações cutâneas muito raras há referência à síndrome de Stevens – Johnson, raros casos de leucopenia e eventuais distúrbios neuropsíquicos, principalmente na pessoa idosa; prejuízo da libido e ginecomastia no homem, com regressão pela retirada do medicamento. Por ser metabolizado no fígado pelo sistema CYP450 e CYP450P2C19, pode interferir na ação de drogas como diazepínicos, citalopram, imipramina, clomipramina, fenitoína e varfarina, elevando a ação farmacológica dessas drogas. Pode diminuir a absorção de cetoconazol e itraconazol. Não deve ser utilizado nas gestantes e durante amamentação.
Denominação genérica – Esomeprazol magnésio.
Comercialização exemplificada – Nexium (AstraZeneca).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP