FUGESP
Jornal de Gastroenterologia - CÓLON E RETO


CÓLON E RETO


I - CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

CONCEITO DE RITMO NORMAL DE EVACUAÇÃO

O indivíduo normal evacua em média 1 vez ao dia, eliminando fezes normais e podendo, ainda dentro da normalidade, evacuar 2 vezes ao dia ou 3 vezes por semana.

As fezes normais, por evacuação, têm peso compreendido entre 35 e 225 gramas. A normalidade está sujeita a influências transitórias, alimentares, emocionais e inibitórias. Não há "legislação" a respeito.

CONCEITO DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

Consiste no retardo dos ritmos intestinais e expulsão fecal, requerendo esforço à evacuação que elimina fezes escurecidas, em bolotas ou em cíbalas, ao que se denomina evacuação caprina. O peso das fezes, por evacuação, é inferior a 35 gramas.

CLASSIFICAÇÃO CLÍNICA E FISIOPATOLÓGICA

  1. Orgânicas

    1.1 Mecânicas (tumores, processos inflamatórios, malformações congênitas, etc.).
    1.2 Neurogênicas (agangliose ou doença de Hirschsprung, megacólon chagásico, lesões da medula, etc.).
    1.3 Metabólico-hormonais (hipotireoidismo, hipoparatireoidismo, hipercalcemias, etc.).
    1.4 Debilitação física e senilidade.
    1.5 Gravidez
    1.6 Outras

  2. Funcionais 2.1 Diminuição do limiar reflexogênico (constipação simples).
    2.2 Condições psicogênicas e cólon irritável.
    2.3 Dietas pobres em fibras. Falta de exercício.
  3. Medicamentosas

    Causas mais freqüentes: béquicos; anticolinérgicos; opiáceos, antiácidos a base de alumínio, bismuto e cálcio; hematínicos; antidepressivos; anticonvulsivantes, etc.

TRATAMENTO

  • Dieta e exercícios físicos
    As dietas ricas em fibras estão indicadas praticamente em todas as formas de constipação. São dietas nas quais as verduras são abundantes, ao lado do arroz integral, do pão de trigo ou de centeio integrais. O farelo de trigo, constituído pela cutícula do trigo, é particularmente útil. Emprega-se na dose de duas colheres das de chá , três vezes ao dia.

    As dietas ricas em fibra podem promover meterorismo de modo geral acomodável, não se constituindo em limitação a este tipo de dieta.

    Os exercícios físicos, adaptados à idade e sexo, desde as marchas simples, aos jogos, natação e ginásticas, são benéficos no tratamento das constipações.

  • Reeducação intestinal e hábitos
    A indução lenta, não-obsessiva, a criação de hábitos e horários constituem-se em medidas terapêuticas úteis. A instalação de tais hábitos, em horários adequados, evitarão também as inibições que, por contingência da vida social e do trabalho, surgem invariavelmente.
  • Tratamento medicamentoso
    Antes de considerarmos as drogas laxantes, insistimos sobre a necessidade de se considerarem os medicamentos constipantes, cuja supressão, sobretudo em pessoas idosas e crianças, às vezes constitui o tratamento básico da constipação.
Agentes Hidrofílicos - são de grande utilidade na prática e complementam as dietas de fibra já citadas. Convém referir a metilcelulose, as mucilagens de Sterculea , as sementes de Psyllium e da Isphagula Husk, além do farelo e da farinha de cereais, já citados.

Os agentes hidrofílicos, como as dietas de fibra, absrvendo água, aumentam e amolecem o bolo fecal, elevando o peso das fezes. Nas pessoas bastante idosas, devem ser usados com cuidado, com abundante diluição aquosa, pois poderiam favorecer impactação de fezes.

Emolientes e Umectantes - diminuem a tensão superficial e amolecem as fezes. Os principais são o dioctilsulfossuccianato de sódio (DSS) e o óleo mineral (óleo de petróleo, óleo de parafina). Os óleos minerais não são aconselháveis, podendo ocasionar efeitos adversos, como interferir com a absorção de substâncias lipossolúveis e favorecerem pneumopatias lipoídicas.

O DSS pode ser usado, não sendo isento, entretanto, de certo risco, pois é absorvido pelo intestino e excretado pelo fígado, com potencial hepatotóxico.

Polifenólicos - a fenolftaleína está praticamente em desuso. A oxifenisatina não deve ser utilizada em virtude de se terem descrito hepatopatias a ela relacionadas.

O bisacodil, é largamente usado, sem incovenientes maiores, a não ser a possibilidade de cólicas abdominais.

Antitraquinomas - a este grupo pertencem o sene, extraído da Cassia acutifolia, além de cáscara sagrada e do danthron.

O sene, destituído de efeitos secundários inclusive para a gestante, é de grande utilidade no tratamento da constipação das pessoas idosas.

Laxativos de Uso Retal - uso de supositórios de glicerina e de fosfatos mono e dissódicos (fleet-enema), bem como o sorbitol associado ao lauril - sulfato de sódio destinam-se a casos especiais. Os dois últimos citados, principalmente o primeiro(fleet), são extremamente úteis para efeito rápido, podendo substituir os clássicos clisteres para limpeza dos intestinos (1-2 litros de água, com glicerina).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP