FUGESP
Revista de Nutrição e Saúde - VITAMINAS
Set/Out-1999

EDITORIAL

Chegamos ao fim de 99 com o pé no fim do milênio, apresentando a 5ª edição da nossa Revista de Nutrição e Saúde. Atrasou-se o 6º número, que aparecerá em fevereiro do ano 2000, completando-se a série de seis números de 99.

Estamos por terminar um curso. Neste número, no tocante ao curso, abordam-se as vitaminas, dizendo-se quem são, quais são e de que modo atuam. As doutoras Esther Laudanna e Cláudia Oliveira oferecem-nos também um quadro geral das vitaminas lipo e hidrossolúveis, apontando as "fontes" de aporte, suas principais funções, sinais e sintomas de deficiência e de eventual toxidade.

A vitamina A mereceu artigo próprio, conectando-se com o tema do curso. Foi redigido pela Dra. Claudia de Oliveira. Um de nós (Profª. Jocelem M. Salgado) expôs o tratamento da Doença Celíaca, assunto previamente tratado, quanto à fisiopatologia pela citada Dra. Cláudia Oliveira. Os artigos se completam. A Profª. Jocelem aborda o núcleo do tratamento, que é dietético e representado pela exclusão do glúten. Como usar os alimentos "permitidos" e conhecer os "proibidos", bem como a orientação para o manejo da dieta adequada, são assuntos bem postos nesta edição da Revista de Nutrição e Saúde.

Caro leitor, não deixe de responder às perguntas, de modo a autocontrolar sua meditação, crítica e aprendizado. A Imagem do Número, mão de palmas amareladas, que não são ictéricas, observadas pela Dra. Ivete Bedin Prado, são de pessoa saudabilíssima revelando abundante aporte de caroteno pelo amarelo da face palmar das mãos. Por vezes isto se vê. São pessoas saudáveis, longe de estarem doentes.

Feliz 2000 a todos os amigos e leitores. Sigam-nos no fim do século, olhos postos no novo milênio, sem pressa.

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP