FUGESP
Revista de Nutrição e Saúde - NUTRIÇÃO E OBESIDADE
Mai/Jun-1999

EDITORIAL

No presente número, a Revista de Nutrição e Saúde registra em sumários
a Iª Jornada de Nutrição e Obesidade ocorrida em Piracicaba, nos dias
27 e 28 de junho deste ano.

Primeiramente agradecemos a acolhida dos ilustres médicos de Piracicaba, que ofereceram sua própria casa (Casa do Médico), permanecendo registrados a distinção e cavalheirismo de seu Presidente, Dr. Renato Françoso Filho e de outros membros da Diretoria, Doutores José Nilton de Oliveira, José Angelini, Francisco José Teixeira Mendes, Nivaldo Henrique Sheffer e Dr. Norio Icari.

Os temas abordados na jornada foram os seguintes:

Tratamento Cirúrgico da Obesidade Mórbida

A palestra foi ministrada pelo Prof. Arthur Garrido, líder da matéria no Brasil, com a competência e a ciência que o caracterizam e com a marca que sustenta a USP. Mostrou a "despedida" das operações que eram feitas sobre o intestino, encurtando-o, operações estas que resultavam em alta morbidade e mortalidade.

O assunto voltou-se para o estômago. A redução da câmara gástrica é no momento a melhor solução cirúrgica para o OBESO MÓRBIDO. Lembrou-nos bem de que a obesidade é geralmente tratada clinicamente, sendo esta a 1ª opção.

Alimentação Parenteral

O Prof. Joel Faintuch é, sem sombra de dúvida, a maior autoridade no Brasil em alimentação parenteral. Introduziu-a na prática científica entre nós, desenvolvendo-a em São Paulo - FMUSP. Insistiu nas modalidades de alimentação enteral, que há de ser preferida sempre em relação à alimentação parenteral, mais sujeita a complicações tipo infecções, distúrbios metabólicos, vasculares e outras. Caracterizou os conhecimentos atuais sobre alimentação parenteral, para quando for necessária e insubstituível.

Alimentos Funcionais

A Profª. Jocelem M. Salgado tratou de um tema da atualidade: significados, caracterização e importância dos alimentos funcionais. Valendo-se de sua própria experiência, deu-nos o proveito de tudo quanto ouviu no I Congresso de Dieta e Prevenção de Câncer, ocorrido recentemente na Finlândia, onde representou a ESALQ e o Brasil. Insistiu no conceito de comer certo, exercitar-se fisicamente, não fumar e não ser etilista, verdadeiros parâmetros de civilidade, no sentido de bem-estar e progresso do homem, não sendo sinônimos, por certo, a civilidade assim conceituada e o que se denomina civilização.

Obesidade na Infância

A Dra. Esther Laudanna, pediatra e consultora da FUGESP, apontou a importância da criança na questão da obesidade: a genética está no adulto, mas já antes na infância a criança segue os hábitos e exemplos do adulto. A mãe, no seu afeto sem limites, não pode substituir afeto por amor "engordativo"; amar o filho não é sinônimo de engordá-lo.

Leia nossa revista e dê-nos sua opinião via FUGESP.

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP