FUGESP
Revista de Gastroenterologia da Fugesp - DIARRÉIAS I: GENERALIDADES
Nov/Dez-2000

EDITORIAL

Contribuem para o n.º 9 da REVISTA DE GASTROENTEROLOGIA DA FUGESP os Drs. Elisa Rioka Baba, Claudio L. Hashimoto e Claudia Pinto Marques de Oliveira. Pertencem, todos eles, à disciplina de Gastroenterologia da FMUSP, onde são sólidos especialistas e pesquisadores. A Dra. Elisa R. Baba e o Dr. Claudio L. Hashimoto, os quais foram estagiários do Centro do Câncer do Japão, apresentam-nos o tema dos pólipos como condição pré-cancerosa e analisam também o "câncer de novo" e descrevem, com ilustrações excelentes, as lesões deprimidas. A experiência japonesa está bem expressa nos gráficos correspondentes.

A Dra. Claudia Pinto M. de Oliveira entra no assunto das diarréias, o que, evidentemente, não se esgotará nesta publicação. Por este motivo, denominou sua página "Diarréias - 1" anunciando, assim, a continuação do assunto.

Com colaboração minha (Claudia P. M. de Oliveira e Antonio A. Laudanna), enfocamos o importantíssimo tema da Doença do Refluxo Gastroesofágico, de incidência crescente na clínica gastroenterológica, porque diminuíram as úlceras pépticas e cresceu o refluxo.

Medite mais, analisando a imagem do número e detendo-se, com atenção, sobre o diagnóstico a ser feito por você (Faça seu Diagnóstico).

Sendo este o último número do ano 2000, desejamos a todos os que são nossos amigos e companheiros intelectuais, Bom Natal e Feliz 2001. Muito especialmente agradecemos à ASTRA ZENECA, que nos apóia em tão importante trabalho.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP