FUGESP
Revista de Gastroenterologia da Fugesp - GÊNERO HELICOBACTER
Jul/Ago-2000

EDITORIAL

Na 7ª edição da Revista de Gastroenterologia da FUGESP temos imagens medicamente "bonitas", o que significa que são imagens que nos ensinam. A medicina por certo, é a ciência que mais aproveita esta era de imagens e comunicação. A morfologia, esqueleto biológico da função e da patologia, constitui-se hoje no que se tem chamado "Imagenologia", termo evidentemente não dicionarizado, mas muito ativo.

A imagem deste número (hemangioma gigante no fígado), a figura da eletroforese do linfoma do mediterrâneo, a histopatologia (microfoto) desse linfoma (imagem de "watermelon stomach") - estão neste número. Ensinam.

A Dra. Claudia P.M.S. de Oliveira, com alguma colaboração minha, amplia-nos a visão sobre o gênero Helicobacter, apresentando-nos o Helicobacter felis, Helicobacter canis, H. heilmannii e outras espécies do gênero. Não só ao Helicobacter pylori tem-se imputado atividade patogênica e inflamatória. O H. hepaticus, por exemplo, é inclusive discutido como eventual participante na carcinogênese hepática.

O Dr. Alberto Queiroz Farias, ocupando-se da "Endoscopia em Ação" mostra-nos com texto e imagem o denominado "watermelon stomach" (estômago em melancia), representado por estrias de enantema que se assemelham à casca de melancia. A etiologia é discutida. O diagnóstico deste número - Faça seu diagnóstico - é de grande importância, porque nem sempre é fácil. Obrigado pela companhia na leitura e meditação de nossa revista que se propõe a ser útil.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP