FUGESP
Revista de Gastroenterologia da Fugesp - ESOMEPRAZOL
Jul/Ago-2001

EDITORIAL

Esta edição da nossa revista refere-se à aquisição do esomeprazol na família dos PPIs, que ganha poderoso fármaco bloqueador da bomba protônica. PPIs, aliás, é sigla de Protons Pomp Inhibitor.

O Dr. Shinishi Ishioka mostra um caso típico de antrite acompanhada de úlcera péptica. Essas gastrites do antro muito freqüentemente são provocadas pelo Helicobacter pylori e encontram-se acompanhadas de elevação da acidez gástrica.

Esteja ou não presente a úlcera péptica satélite, desde que o Helicobacter pylori seja confirmado, o tratamento consistirá na utilização de PPIs mais dois antibióticos. Sendo de grande eficiência, como se sabe, o emprego de amoxicilina, claritromicina e PPIs.

A Imagem do Número representa a forma clássica de linfangectasia Idiopática, descrita por Waldman como a causa de perda protéica intestinal: "Enteric losing enteropathy". As ectasias linfáticas na mucosa intestinal rompem-se para a luz do intestino, pondo a perder albumina e imunoglobulinas. Tive a oportunidade (Laudanna) de descrever a linfangectasia secundária ao Paracoccidioides brasiliensis (blastomicose), que é também uma entidade perdedora de proteína quando os canais linfáticos intestinais estão secundariamente comprometidos.

Halitose, importante problema gastroenterológico, também é considerado nesse número. Não poucos doentes procuram o gastroenterologista por esta razão, sobretudo os jovens de ambos os sexos. Por vezes envergonham-se da razão que os levou ao consultório, queixa entretanto que transparece com facilidade da anamnese atenta. É preciso e é possível informar o paciente de que, na maioria das vezes, a etiologia pode ser alcançada e o problema resolvido.

Deixamos de comentar o caso clínico que é de sua inteira competência, caro leitor.

Convidamos, com insistência, para o VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE GASTROENTEROLOGIA e ENDOSCOPIA DIGESTIVA, que este ano passa a associar-se ao II ENCONTRO DA SOLES - SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE ENDOSSONOGRAFIA.

Os melhores gastroenterologistas e pesquisadores de São Paulo, em discussão aprofundada de temas, com produção própria, receberão pesquisadores internacionais de grande nível: Dino Vaíra (Itália); Michael Wallace (USA); Roberto Fogel (Venezuela); William Brugge (USA).

Na mesma ocasião serão entregues os prêmios para os melhores trabalhos em Gastroenterologia: Prêmio AGOSTINHO BETARELLO - melhor Trabalho de Pesquisa, Prêmio DIRCEU PFUL NEVES - melhor Trabalho de Acadêmicos, Prêmio MELHOR POSTER, Prêmio JOSÉ MEIRELES FILHO - melhor Trabalho em Endoscopia Digestiva.

O Professor Carlos de Barros Mott receberá a MEDALHA PROF. AGOSTINHO BETARELLO, que lhe foi outorgada pela relevante dedicação à Gastroenterologia Clínica e Universitária.

Não faltem!


Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP