Hidroclortiazida
Farmacologia básica - A hidroclortiazida pertence ao grupo tiazida dos diuréticos. Os tiazídicos atuam no tubo contorneado distal do nefron, bloqueando a reabsorção de cloreto de sódio, cujo mecanismo promove diurese. Ocasiona perda de potássio e reabsorção de cálcio e de lítio. É utilizada por via oral.
Dosagem – A dosagem média é está compreendida entre 50 a 200mg/dia para o adulto sempre sob indicação médica. Para a criança a dose pediátrica usual é de 2 a 3mg/kg/dia em duas tomadas.
Indicações – Como diurético na insuficiência cardíaca ou em outras causas de edema. No tratamento da hipertensão arterial. Pode ser empregada no diabetes insipidus e no tratamento de hipercalciúria.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A hidroclortiazida pode promover perda secundária de potásssio e favorecer a hiperuricemia. Relatam-se casos de anorexia, náuseas, vômitos, e hipotensão ortostática. Pode promover reações alérgicas e muito raramente icterícia colestática e pancreatite.
Denominação genérica – Hidroclortiazida.
Comercialização exemplificada – Clorana (Sanofi-Aventis), Hidroclortiazida (EMS, Nature’s Plus).
|