Adefovir
Farmacologia básica – O adefovir é um análogo de nucleosídeo que é ativo contra as formas mutantes e resistentes à lamivudina. É utilizado por via oral.
Dosagem – Nos indivíduos adultos com idade compreendida entre 18 a 65 anos, recomenda-se a dose de 10mg/dia. Os estudos se referem a segmentos de 48 semanas, não se conhecendo com segurança o tempo de duração ideal do tratamento. O adefovir é eliminado pelos rins, sendo, portanto, o ajuste das doses função do clearance de creatinina, deste modo: clearance de 20 a 49mL/min dose de 10mg a cada 48 hs. Clearence de 10 a 19mL/min, dose de 10mg a cada 72 horas; pacientes submetidos a hemodiálise, doses de 10 mg a cada 7 dias, após a diálise.
Indicações – Tratamento de hepatite crônica por vírus B.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Não é recomendada amamentação durante o uso do medicamento e não se conhecem os potenciais efeitos teratogênicos; podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, como diarréia, dor abdominal, náuseas e dispepsia. Astenia é comum, ao lado de cefaléia. Erupções cutâneas e pruridos são raros. A importância da função renal já permaneceu comentada a propósito das doses, doses essas que não se modificam em ralação a insuficiência hepática.
Denominação Genérica – Adefovir.
Comercialização exemplificada – Hepsera (GlaxoSmithkline).
|