FUGESP
Bulário Fugesp - Fígado e vias biliares


Butilbrometo de escopolamina
Farmacologia básica – O butilbrometo de escopolamina é apresentado em comprimidos e gotas de uso oral.A escopolamina é um anticolinérgico e antimuscarínico com ação antiespasmódica.
Dosagem – Cada drágea de 10mg correspondem a 6.89mg de escopolamina. Cada ml (20 gotas), correspondem também a 6,89mg de escopolamina. Para adultos uma drágea 3 a 5 vezes ao dia ou 30 a 40 gotas igualmente 3 a 5 vezes ao dia. Lactentes 10 gotas 3 vezes/ dia. Crianças até 3 meses de idade, 1,5mg/kg 3 vezes/ dia. Crianças de 3 a 11 meses 0,7mg/kg/dose 3 vezes/ dia. Crianças de 1 a 6 anos 0,3mg a 0,5mg/kg/dose 3 vezes/dia.
Indicações – Como antiespasmódico do trato gastrointestinal e vias biliares. Cólicas vesiculares ou renais.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A escopolamina por seu efeito anticolinérgico e antimuscarínico pode causar retenção urinária, bloqueio da motilidade intestinal e constipação. Efeito de boca seca, midríase e taquicardias também podem ocorrer. A utilização na gravidez deve ser evitada e cautelosa. Na pessoa idosa a retenção urinária ou bloqueio gastrointestinal pode ser mais significativo. Pode interagir com anti-histamínicos, antidepressivos, quinidina, amantidina e disopiramida, intensificando-lhes a ação farmacológica. A associação com metoclopramida pode atenuar a ação de ambas as drogas. Pode agravar a pressão intraocular nos portadores de glaucoma.
Denominação genérica – Butilbrometo de escopolamina
Comercialização exemplificada - Buscopan (Boehringer Ingelheim).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP