Cetoconazol
Farmacologia básica – O cetoconazol é um antifúngico pertencente ao grupo dos compostos do azol, especialmente pelo cetoconazol miconazol, itraconazol e fluconazol, que são utilizados em uso tópico, via oral e alguns deles inclusive por via venosa, como o fluoconazol. A sua ação antifúngica está ligada à síntese do ergosterol. O cetoconazol é metabolizado no fígado.
Dosagem – Em aplicação tópica em forma de cremes, pomadas e shampoos. Por via oral utilizam-se comprimidos de 200mg.
Indicações – Micoses, principalmente candidíase. Em uso oral está indicado na histoplasmose e na coccidioidomicose.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Para uso tópico, de regra não há contra indicações, a não ser a indicação correta. Por via sistêmica deve-se ter cuidado com relação ao fígado havendo efeitos adversos relativos a glândulas endócrinas, inclusive na produção de colesterol e síntese de andrógenos.
Denominação genérica – Cetoconazol.
Comercialização exemplificada – Cetoconazol tópico: Nizoral creme e shampoo (Janssen-Cilag), Candiderme creme (Aché), Cetoderm creme e shampoo (UCI-Pharma), Cetonil creme e shampoo (Stiefel), Cetoconazol (Medley). Cetoconazol comprimidos: Nizoral comprimidos (Janssen-Cilag), Sioconazol (Prati-Donaduzzi), Cetoconazol (Medley, EMS, Ranbaxy, Neo-Quimica, Sigma-Pharma, Aché).
|