Atenolol
Farmacologia básica – O atenolol é um bloqueador ß-adrenérgico, sendo que os receptores ß-adrenérgicos se dividem em ß1 e ß2. Os receptores ß-adrenérgicos situam-se essencialmente no coração, nos rins, nos brônquio e no tecido adiposo. O beta-bloqueador antagoniza a ação adrenérgica. Farmacologicamente tende a produzir bradicardia, modera a condução do estímulo átrio-ventricular e favorece a queda da pressão arterial. Ao nível dos brônquios, bloqueia a bronco-dilatação, que é própria da ação adrenérgica. O atenolol tem sido considerado relativamente seletivo para o sistema cardiovascular É utilizado por via oral.
Dosagem – É utilizado em média na dose de 25 a 50mg/dia. Em acertos casos, 100mg/dia.
Indicações – Hipertensão arterial, angina pectoris, arritmias cardíacas e tratamento coadjuvante do infarto do miocárdio. Pode ser de utilidade no tratamento de hemicrânia ou enxaqueca.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Bloqueio átrio-ventricular, bradicardia, asma brônquica, pneumo-broncopatias e hipotensão. Possibilidade de interação com digitálicos.
Denominação genérica – Atenolol.
Comercialização exemplificada – Atenolol, (AstraZeneca, Abbott, Medley,Biosintética, Ranbaxy, Sigma Pharma), Atenobal (Baldacci).
|