Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
EPIDEMIOLOGIA DA HEPATITE PELO VÍRUS C
DIAGNÓSTICO DA HEPATITE PELO VÍRUS C
TRATAMENTO DA HEPATITE PELO VÍRUS C
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - EPIDEMIOLOGIA DA HEPATITE PELO VÍRUS C
Jul/Ago-2002

EDITORIAL

Este é o décimo nono número da Revista de Gastroenterologia da FUGESP, último deste ano e o segundo publicado em português e inglês. Neste número abordamos o tema mais alarmante da hepatologia atual: hepatite crônica pelo vírus C.

O assunto é tratado pelo Dr. José Eymar Moraes de Medeiros filho, pesquisador da Disciplina de Gastroenterologia da FMUSP. Seu enfoque divide o assunto em 3 partes: epidemiologia, diagnóstico e tratamento. A respeito da Epidemiologia, registra que mais de 300 milhões de pessoas em todo o globo estão contaminadas. A hepatite C é a principal causa de insuficiência hepática e de transplante hepático. Esse notável pesquisador analisa a experiência própria e coloca o assunto em tema de Brasil, registrando que 80% a 85% das infecções estão na fase crônica, dos quais pelo menos 20% atingem o estágio de cirrose. O hepatocarcinoma atinge 3% dos portadores da forma crônica.

Quanto ao tratamento das formas virgens de tratamento, mostra-nos seus resultados com a associação de Interferon + Ribaverina e atualmente vem estudando, com melhores resultados, a associação PEG - Interferon e Ribaverina.

A pergunta do número refere-se à hipertensão pulmonar e sua possível causa hepática em certos casos.

Esta revista mostra ainda imagens muito especiais e bonitas, que preferimos não comentar para não interferir nos diagnósticos do leitor e de sua curiosidade.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br