Fugesp



 Relativo ao Programa Apresentado em 16/10/2006 na Tv Cultura (Diarréias)
RELATIVO AO PROGRAMA APRESENTADO EM 16/10/2006 NA TV CULTURA
(Diarréias)
 

Dra. Esther Laudanna

Prof. AA Laudanna

Dra. Esther Laudanna

Prof. AA Laudanna

 
 
Diarréias, disenterias e suas causas

A diarréia é evacuação constituída de fezes, de consistência diminuída, tendente a líquidas ou francamente líquidas com número aumentado de evacuações. Ocorre na criança, nas quais é a principal causa de desidratação, geralmente associadas a vômitos, acometendo também adultos e velhos. Disenteria é diferente de diarréia, podendo-se dizer que é uma diarréia com sangue, muco ou pus. Diversas causas desde viroses, infecções por rotavírus, infecções por bactérias e até tumores, são causas de diarréia. Disto resulta que o diagnóstico tem de ser feito, porque por vezes, modificações do hábito intestinal, modificações essas não explicadas, com alternância de diarréia e intestino preso, podem ter por causa um câncer. Principalmente os adultos, homens e mulheres, acima de 40 anos devem estar atentos para essa possibilidade, evitando assim, perder a vida pelo câncer de cólon, que é freqüente. O nosso intestino é habitado por bilhões de bactérias que vivem em boa sociedade conosco, e precisamos delas. A esse fenômeno de convivência dá-se o nome de simbiose. Existem vírus que causam diarréia. Existem bactérias que causam diarréia e elas são conhecidas e podem ser identificadas nos laboratórios através da cultura de fezes. As principais bactérias que causam diarréias são as shiguelas, as salmonelas, as yersínias, variedades do gênero clostridium, estafilococos e até mesmo famílias patogênicas, isto é que causam doenças, da chamada Escherichia coli, que habitualmente pertence à flora normal. Existem outras causas, prosseguiu o Prof. Laudanna. Salientou a existência de doenças inflamatórias, mais complicadas e que causam diarréia com sangue ou sem sangue. Essas doenças são principalmente duas: a Doença de Chron e a Retocolite Ulcerativa. Ao lado disso na população adulta é freqüentíssima a chamada colite ou cólon irritado. Trata-se de uma irritação mesmo dos intestinos e dos cólons, cujas causas podem ser apuradas, com remissão inclusive total dos sintomas e cura da pessoa. Não se deve a tudo confundir com as expressões “é nervoso, é estresse” e assim por diante. Voltando às crianças, as hidratações podem ser feitas por via oral ou venosa.
Ocorrem as falsas diarréias, quer dizer, parecem diarréias, mas ao contrário, são grandes prisões de ventre. Este quadro é comum no grande idoso, comentou o prof. Laudanna, pessoas com debilitação muscular, movimentação reduzida e retardamento progressivo de todas as suas funções, inclusive intestinais. Nesses casos, as fezes podem se impactar na ampola retal, formar volumosos blocos endurecidos que o médico pode perceber ao toque. O paciente, fatigado, vai e vem do banheiro, porque existe o estímulo de evacuação por um bloco fecal que não se expulsa. Em seu lugar, pequena eliminação semi-líquida é interpretada como diarréia. É uma falsa diarréia.

Criança e hidratação

A Dra. Esther comentou a importância da hidratação, inclusive com soros caseiros, caldos leves e água. A hidratação caseira passou a salvar muitas crianças. As crianças são freqüentemente vítimas de viroses que saram por sim mesmas ,como o já citado rotavírus, mas para vencer a doença precisam de estar protegidas medicamente, inclusive através da hidratação. Algumas vezes a diarréia e o vômito, na criança, é conseqüente a uma infecção a distância do intestino, o que o médico sabe reconhecer. Existem medicamentos anti-vômitos e prendedores do intestino, devendo estes últimos serem evitados, deixando que o organismo faça a expulsão do que precisa expelir, mantendo-se, naturalmente, a criança sobre supervisão pediátrica, de hidratação, etc. Os exames mais comuns são os exames de fezes, principalmente a cultura de fezes. As parasitoses intestinas podem ocasionar diarréias esparsas ou até a diarréia pode faltar. Por vezes as crianças são desnutridas, de abdome saliente, portadores de lombrigas e de outros parasitas. A giardíase às vezes se aponta por diarréia. Salientou ainda a Dra. Esther que as falsas diarréias também podem ocorrer na criança que tem suas fraldas sujas de fezes, parecendo ter diarréia, havendo, ao contrário, retenção de bolo fecal e ressecamento no reto.

Cuidado com o câncer do cólon

O câncer do cólon pode ser traiçoeiro, como de fato o é. A pessoa adulta, que se defronta com modificação do seu hábito intestinal, sem causa explicada, principalmente se tiver sangue nas fezes, deve procurar médico para investigação do intestino. Tumores detectados em tempo, podem ser ressecados com cura total da pessoa. Esta alerta é ainda maior para as pessoas que tem antecedentes de câncer do intestino na família, pois esses cânceres são com freqüência de caráter hereditário. Não é necessário esperar que o sangue apareça. A irregularidade intestinal não explicada, a alternância entre diarréia e prisão de ventre, a diarréia sozinha, são sintomas que requerem atenção, diagnóstico e proteção.
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -