Fugesp



 Relativo ao programa apresentado em 31/07/2006 na TV Cultura

RELATIVO AO PROGRAMA APRESENTADO EM 31/07/2006 NA TV CULTURA

Dra. Esther Laudanna 
Prof. AA Laudanna

Exercício, Nutrição e Saúde

A nutrição, exercício e saúde são bases em que se apóia a prevenção de doenças. Desde logo é preciso assinalar que a obesidade se constitui numa condição predisponente a doenças, culminando no diabetes melitus, de acentuado potencial de gravidade. A própria obesidade deve ser considerada doença, no entendimento do Prof. Laudanna. É que o tecido gorduroso mantém interação com o fígado, com o cérebro, com a tiróide, com o hipotálamo, com o pâncreas e com o próprio estômago, sendo que três vertentes equilibram o bem estar físico e mesmo da mente, a saber: alimentação adequada, exercícios físicos e cultivo do espírito. A nutrição será adequada, diversificada, não devendo exceder os percentuais próprios de cada componente alimentar energético. Assim é que na alimentação normal, 50% dos alimentos são hidratos de carbono, dividindo-se os restantes 50% entre proteínas e gorduras, ao redor de 25% para cada um desses nutrientes. A pessoa em vida ativa habitual, normal, ingere 0,8g de proteínas por kg de peso, enquanto que os atletas chegam a ingerir 1,6g/kg. Esse exemplo das proteínas mostra como a alimentação deve ser balanceada para cada pessoa, para sua condição corporal e para o tipo de atividade que realiza.

Exercícios físicos em diferentes faixas etárias

O exercício físico preserva a saúde, desde que bem conduzido. Na verdade não pode faltar e não há faixa etária que o exclua. A criança já se exercita espontaneamente, o idoso deve no mínino andar e o adulto ativo não deve abandonar-se à vida sedentária, que lhe corta a aptidão física e favorece as doenças. Assim sendo em todas as idades necessita-se de exercício. Pode a pessoa idosa, por paradoxal que pareça, iniciar sua prática de atividade física na velhice. Há um adágio popular que diz: o homem vive pelo calcanhar e morre pela boca.

A grande contribuição de Kenneth H. Cooper, médico americano, foi a de por a humanidade a andar e correr. A prática de exercícios programados já tomou o nome de cooper.

Exercício, esporte e atletismo

Exercício, esporte e atletismo são condições interligadas, pois que o esporte compreende o exercício, inclusive a recreação. Por outro lado o atletismo ou mesmo esporte, podem ser profissionais e, então, especialmente competitivos. A demanda física põe a perder água e eletrólitos e requer mais energia. O Dr. Euclésio Bragança comparou o fígado a um tanque de reserva, como os tanques dos automóveis. No caso a reserva é o glicogênio que oferece glicose indispensável às atividades do corpo, quer em condições basais quer em situações de maior consumo calórico e hídrico. Salientou ainda que as vestes adequadas desde o tênis até às camisetas leves e absorventes, favorecem a liberação da energia orgânica para o esporte e para o atletismo.

Não crie uma criança sedentária

A vida moderna tende a frear a atividade física da criança que naturalmente lhe é espontânea. A televisão, o computador e os jogos eletrônicos afastam a criança do exercício, o que lhe é altamente prejudicial. Por outro lado, ainda na criança, as guloseimas e balas, poluindo a alimentação sadia podem prejudicar e muito a boa nutrição da criança. Não se deve favorecer o sedentarismo na infância, porque fazer exercícios físicos regularmente são hábitos a serem adquiridos para que ao longo da vida adulta, exercitar-se não seja uma tortura. A Dr. Esther Laudanna lembrou ainda que leite, ovos e banana formam um tripé não dispendioso e eficiente na boa nutrição da criança.

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -