Fugesp



Jornal de Gastroenterologia

BOCA

Veja outras matérias:

BOCA


I - AFTAS - "APHTA VULGARIS"

A afta da mucosa oral é uma lesão vesiculosa de etiologia desconhecida. A vesícula rompe-se, de modo que a afta é vista mais frequentemente como uma ulceração de pequena profundidade, quase rasa, arredondada, de fundo amarelado e orla avermelhada. São pequenas crateras de orla enantematosa. São bastante dolorosas. O diâmetro médio das úlceras é da ordem de 5 mm. A lesão tem um curso de 10 a 14 dias para recuperação da mucosa, sem cicatriz. Enquanto parte delas seguem seu trajeto para cura, outras podem estar eclodindo e a estomatite pode ser prolongada e, eventualmente desaparecem até novo surto. Desde o aparecimento da colonoscopia, lesões comparáveis passaram a ser vistas nos colons, também denominadas aftas. A tendência atual, em termos fisiopatológicos, é de grupar as aftas orais entre as vasculites.

DIAGNÓSTICOS PARALELOS OU DIFERENCIAIS
A SEREM LEMBRADOS

Gengivo-estomatite herpética aguda. O herpes apresenta-se como vesículas mais resistentes, geralmente menores, conglomeradas. O herpes, causado pelo "Herpes virus hominis", é tratado, com sucesso, pelo aciclovir.

Doença de Behçet - talvez fosse melhor dizer que a doença de Behçet pode apresentar aftas, embora existam aftas independemente da doença de Behçet. A doença de Behçet caracteriza-se por úlceras aftosas orais, úlceras genitais e inflamação ocular.

Doença de Chron - As aftas podem ocorrer na doença de Chron, podendo favorecer o diagnóstico presuntivo.

Doença Celíaca e diabetes insulino-dependente As aftas podem acompanhar a doença celíaca e a doença celíaca, por vezes, está ligada ao diabetes. Bom exame, de fácil realização, sugestivo de doença celíaca é a pesquisa de anticorpos anti-endomísio. O diagnóstico definitivo de doença celíaca se faz pela biópsia do delgado. Fica lembrado que a doença celíaca além de sua apresentação típica, com má absorção e esteatorréia, pode assumir apresentações atípicas, tipo atraso do crescimento, anemias, aftas , etc...

AIDS - A afta está presente nesta moléstia com relativa frequência . Nestes casos, tem sido usado no tratamento da afta, a talidomida.

CORRELAÇÕES ETIOPATOGÊNICAS

  • A etiologia da afta vulgar é desconhecida.
  • Trata-se, muito provavelmente, de um tipo de vasculite.
  • Pode acompanhar Doença Celíaca, Doença de Chron, AIDS, e condições anêmicas e disturbios gastrointestinais passageiros.
  • A Estomatite Aftosa Recorrente (E.A.R.) é a forma mais comum sem outra condição "satélite" conhecida, constituindo-se em uma doença inflamatória em si mesma.
  • Pode acompanhar deficiências imunológicas humorais ( deficiências de imunoglobulinas).
  • C.M.V.( citomegalovírus) pode ocasionar aftas.
  • Na criança devem ser lembrados os enterovírus não pólio: coxsackie vírus A, coxsackie vírus B, echovírus e enterovírus.

ORIENTAÇÃO TERAPÊUTICA

  • Procurar o diagnóstico.
  • Xilocaína gel local antes das refeições.
  • Aplicação de agentes secativos como calamina ou glicerina + peróxido de carbamina; formular: ácido crômico 2,0 gramas + água destilada q.s. 20 gramas.
  • Tratando-se de virose, usar os antiviróticos apropriados.
  • Corticóides tópicos em orabase.

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -