Fugesp



Revista de Gastroenterologia da Fugesp

COMBINAÇÕES TERAPÊUTICAS NA ERRADICAÇÃO DO HELICOBACTER PYLORI

Veja outras matérias:

EDITORIAL

A Revista de Gastroenterologia da FUGESP, em seu número 2, traz imagens bonitas, dados médicos importantes e informações de destaque.

É interessante como, através de imagens "bonitas", o aprendizado se torna agradável, penetrante e até indelével. A "imagem deste número", por exemplo, parecendo-se, ao primeiro relance, com um fim de tarde abrasado e sanguinolento, que mergulha num lago, na verdade nos ensina que a circulação colateral visível no abdome distendido por ascite, nas cirroses, é também vista à laparoscopia, mostrando-se o peritônio parietal com aspecto quase típico de hipertensão portal. Durante a realização da peritonioscopia, é bom guia, em direção ao fígado, o ligamento redondo evidenciado no centro da imagem (observação do Dr. Flair Carrilho).

De grande ensinamento sobre "lesões elevadas" vistas à endoscopia "per-oral", é a imagem com que o Dr. Shinishi Ishioka ilustra seu conciso e excelente artigo sobre "lesões elevadas" vistas à endoscopia alta.

Os diversos esquemas terapêuticos utilizados na erradicação do "Helicobacter pylori" são apresentados e embasados em experiência de nosso grupo de estudos.

Como correlação com a literatura deixamos citada, na bibliografia, a coletânea de trabalhos sobre o assunto, apresentada pelo "European Helicobacter pylori Study Group", trabalhos esses publicados em "abstracts" em número suplementar da revista Gut de l998.

O hiperesplenismo, condição freqüentemente enfrentada pelo gastroenterologista, encontra-se apresentado na forma de "perguntas e respostas", permeando os aspectos conceituais, a caracterização diagnóstica, suas variantes, as hipóteses etiológicas e apresentações clínicas.

A agenda gastroenterológica ano 2000 consta deste número.

A todos os leitores de nossas revistas, aos nossos amigos e amigos da Gastroenterologia e da Nutrição, desejamos Bom Natal, com 2000 votos de felicidade.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -