Fugesp



Revista de Gastroenterologia da Fugesp

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE INFECÇÃO PELO HELICOBACTER PYLORI

Veja outras matérias:

EDITORIAL

Este é o 18º número da Revista de Gastroenterologia da FUGESP. Esta edição, como as que a precederam, procura divulgar os conhecimentos gastroenterológicos através de textos sólidos, porém não pesados e que transmitam experiência de pesquisadores e especialistas de forte embasamento universitário.

As imagens, particularmente a "Imagem do Número", são recurso ativo, agradável, curioso e penetrante, que favorece muito o ensino e a meditação. De fato, a Revista de Gastroenterologia da FUGESP procura ensinar estimulando sempre o pensar.

Neste número, a Dra. Rejane Mattar apresenta-nos, calcada em experiência própria, os diversos meios para se detectar o Helicobacter pylori, quer, para reconhecê-lo vivo na infecção, através da uréia 14C ou 13C, quer para identificá-lo mesmo quando tenha sido erradicado, o que se faz com a pesquisa de anticorpos. Analisa os métodos de caracterização das toxinas Vac-A e Cag-A e o processo de realização laboratorial da genotipagem dessa bactéria.

As doutoras Cláudia Pinto Marques de Oliveira e Nidia Pucci colocam-nos frente à importante face da Gastroenterologia referente à Nutrição e Nutrologia. Descrevem a avaliação nutricional, visando utilidade clínica e de pesquisa, inclusive aportando tabelas e quadros.

O Dr. Shinishi Ishioka, através de imagens, torna a página "Endoscopia em Ação" vivamente útil para o adestramento do diagnóstico endoscópico. As legendas, por si só, encerram o conteúdo didático e meditativo.

Veja, prezado leitor, a "Imagem do Número" e o caso clínico em "Faça o seu Diagnóstico". É a sua participação nesta revista que é toda feita para você.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -