Fugesp



Bulário Fugesp

Fármacos utilizados em diabetes
Veja também:  

Insulinas humanas: Regular e NPH
Farmacologia básica – As insulinas humanas podem ser obtidas por modificações na estrutura química da insulina porcina ou pela técnica de DNA recombinante. A partir de 1990 análogos da insulina passaram a ser obtidos por modificações em aminoácidos chave da cadeia de aminoácidos da insulina. Esta cadeia tem 51 aminoácidos e compreende as cadeias A e B, acompanhada da chamada cadeia C. Os referidos análogos são denominados lispro ou aspart-insulin, com modificação nos carbonos 28 e 29 da cadeia ß da insulina, que contém respectivamente lisina e prolina, que passam a estar invertidas no lispro. Essas insulinas são insulinas rápidas, com início de ação 15 minutos após a sua administração, devendo ser aplicadas no momento da refeição. O pico de ação está compreendido entre 1 e 2,5 horas. As insulinas regulares têm começo de ação em 45 minutos com pico de ação entre 1,5 a 4 horas e devem ser administradas de 30 a 45 minutos antes da refeição. A insulina NPH tem início de ação em 1 hora e pico efetivo entre 4 e 12 horas. Existem também insulinas lentas e ultra lentas. São utilizadas por via subcutânea ou intramuscular, conforme indicação médica.
Dosagem – Invariavelmente prescrita por médico. A insulina humana (regular) é apresentada em frascos de 100 UI e a insulina humana (NPH) é apresentada em frascos de 200 UI.
Indicações – Diabetes do tipo I e em certos casos também do tipo II.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – a contra indicação implica na indicação errônea ou na possibilidade de não estar o doente devidamente assistido ou deliberadamente não colaborador com o tratamento.
Denominação genérica – Insulinas humanas: Regular e NPH.
Comercialização exemplificada: Humalog - insulina lispro (Eli Lilly), Humalog mix 25 – insulina lispro protamina (Eli-Lilly), Novomix 30 - insulina lispro protamina (Novo Disk), Humulin R- insulina regular (Eli-Lilly), Humulin N – insulina NPH (Eli-Lilly), Humulin 70/30 (Eli Lilly) Novolin N – insulina NPH (Novo Nordisk), Novolin R – insulina regular (Novo Nordisk).

 
Veja também:

- Glibenclamida
- Insulinas humanas: Regular e NPH
- Metformina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -