Fugesp



Bulário Fugesp

Fármacos utilizados em diabetes
Veja também:  

Glibenclamida
Farmacologia básica – A glibenclamida é um anti-diabético de uso oral que pertence ao grupo das sulfoniluréias. Atua diretamente sobre as células ß do pâncreas, estimulando a produção de insulina. Sua meia vida sérica após a administração oral é de 2 a 5 horas em média, podendo ser mais prolongada. Seu metabolismo dá-se no fígado.
Dosagem – As doses oscilam de 5 a 15 mg/dia em média, dependendo de cada caso e conforme indicação do médico assistente.
Indicações -  Diabetes do tipo II.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A glibenclamida não está indicada no tratamento da Cetose diabética, não devendo ser utilizada por mulheres grávidas e lactantes, A insuficiência hepática ou renal severas são igualmente contra indicações. Pode promover hipoglicemia com sintomatologia clínica que requer tratamento de urgência. A glibenclamida está sujeita a interações medicamentosas requerendo sempre supervisão e monitorização médicas.
Denominação genérica – Glibenclamida.
Comercialização exemplificada – Daonil (Sanofi-Aventis), Euglucon (Roche), Clamiben (Teuto), Glionil (Neo Química), Uni Gliben (União Química), Glibenclamida (Eurofarma).

 
Veja também:

- Glibenclamida
- Insulinas humanas: Regular e NPH
- Metformina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -