Fugesp



Bulário Fugesp

Antimicrobianos e antibióticos
Veja também:  

Vancomicina
Farmacologia básica – A vancomicina é um glicopeptídeo de peso molecular elevado que tem ação bactericida contra bactéria Gram-positivas. É particularmente importante no tratamento das estafilococcias, sendo também de utilidade não só contras as infecções estafilicócicas meticilino-resistentes bem como nas estafilococcias em pacientes alérgicos à penicilina. É ativa em cepas penicilino-resistentes de S. peneumoniae, Leuconostoc spp, Pediodcocus spp e Staphylococcus haemolyticus. O enterococos pode ser resistente à vancomicina. Esse antibiótico tem sua ação bactericida relacionada à inibição da síntese da membrana bacteriana. A sua absorção por via oral é muito pequena, mas pode ser utilizada por essa via no tratamento do C. difficile.  A vancomicina é excretada pelos rins. É utilizado por via parenteral.
Dosagem – A dose média para o adulto é da ordem de 2g/dia administradas na forma de 1g a cada 12 horas. A admnistração deve ser lenta (velocidade de 10mg/min, em tempo não inferior a 60 min.). Crianças: a dose intrevanosa usual é de 10mg/kg a cada 6 horas com administração não inferior a 60 min.
Indicações – Estafilococcias e germes Gram-positivos.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A vancomicina é potencialmente tóxica para os rins, necessitando de ajustes dependentes da função renal. O uso concomitante de certos diuréticos como o ácido etacrínico, elevam sua nefrotoxicidade. É ototóxica, com manifestação de tinitus, perda de audição para tons altos e mesmo surdez, que é permanente. A chamada “síndrome do homem vermelho” caracterizada por rash macropapular no tórax pode ocorrer quando a droga é administrada muito rapidamente e pode ser prevenida com a infusão lenta do antibiótico.
Denominação genérica – Vancomicina.
Comercialização exemplificada – Novamicin (Novafarma), Vancotrat (União Química), Celovan (Celofarm), Cloridrato de vancomicina (Eurofarma).

 
Veja também:

- Penicilina G
- Oxacilina, Meticilina, Cloxacilina, Dicloxacilina
- Tetraciclinas
- Cloranfenicol
- Ampicilina
- Cefalexina
- Cefoxitina
- Cefotaxima
- Ceftriaxona
- Cefepima
- Imipenem e Meropenem
- Amoxicilina
- Amoxicilna-clavulanato
- Gentamicina, Sulfato de amicacina, Sulfato de Metilmicina e Sulfato de Tobramicina
- Eritromicina
- Claritromicina
- Azitromicina
- Clindamicina
- Vancomicina
- Norfloxacino
- Ciprofloxacino
- Moxifloxacino
- Metronidazol
- Trimetoprim-sulfametoxazol

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -