Fugesp



Bulário Fugesp

Suplementação vitamínica
Veja também:  

Vitamina K
Farmacologia básica – A vitamina K pertence ao grupo das filoquinonas, com variantes de vitamina K1, K2 e K3, esta última denominada menadiona. Sua descoberta se deu em 1929, cada vez mais realacionadas às tendências hemorrágicas quando vem a faltar, e nas insuficiências hapáticas, sendo a vitamina K relacionada à síntese de protrombina, que ocorre no fígado. É vitamina lipossolúvel, dependendo, como o grupo A, D, E, K, da  bile e sais biliares para sua absorção intestinal. É encontrada em múltiplos vegetais como espinafre, couve-flor, tomate, feijão, soja, frutas, além de peixes. É também sintetizada por bactérias intestinais. É utilizada em doses avaliadas em unidades (U) ou em miligramas (10 a 100mg ou 10.000 a 100.000 U). É utilizada por via oral, intramuscular e venosa.
Dosagem – Utilizada em ampolas de 1ml com 10mg para o aulto e ampolas de 0,2ml com 2mg para crianças. Está presente também em polivitamínicos de uso oral.
Indicações – Desnutrição e hipovitaminoses. Como antídoto de dicumarínicos, que são utilizados sob controle de tempo de protrombina.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Preservadas a indicação correta e a suplementação adequada, não há contra-indicação.
Denominação genérica – Vitamina K. Menadiona.
Comercialização exemplificada – Kanakion MM e Kanakion MM pediátrico (Aché).

 
Veja também:

- Vitamina B1
- Complexo B
- Vitamina C
- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -