Fugesp



Bulário Fugesp

Doenças Inflamatórias Intestinais Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn
Veja também:  

Azatioprina
Farmacologia básica – Azatioprina é uma droga imunossupressora que atua predominantemente sobre os linfócitos B e promove redução de linfócitos. No fígado é metabolizada pela glutationa  e a excreção se faz essencialmente pela urina. Transforma-se durante a metabolização hepática em 6-mercaptopurina. É utilizada por via oral.
Dosagem – A dose diária geralmente utilizada está compreendida entre 1,25 a 3mg/kg/dia. A dosagem média é de 05mg/kg/dia.
Indicações – A azatioprina, em gastroenterologia, é especialmente utilizada para reduzir, ou suspender a utilização prolongada de corticóides, com foco principal na doença de Crohn e na retocolite ulcerativa. A ação antiinflamatória permite suspender muitas vezes o corticóide. É utilizada também no tratamento de outras moléstias como a artrite reumatóide, síndrome de Reiter, síndrome de Behçet, lúpus eritematoso sistêmico e poliomiosites.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Trata-se de um medicamento especialmente tóxico para a medula óssea, motivo pelo qual a monitorização através de exames complementares, principalmente hemograma deve ser assídua. Sintomas tóxicos como náuseas e vômitos e rash cutâneo podem ocorrer. Interage toxicamente com o alopurinol e deve ser evitado seu uso com metotrexate, pois essa combinação pode resultar em toxicidade inclusive febril.
Denominação genética  - Azatioprina.
Comercialização exemplificada – Imuran (GlaxoSmithKline) e Imunossuprex (Sigma Pharma).

 
Veja também:

- Sulfasalazina
- 5-ASA (Mesalazina)
- Infliximabe
- Azatioprina
- Budesonida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -