Fugesp



Bulário Fugesp

Doenças Inflamatórias Intestinais Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn
Veja também:  

5-ASA (Mesalazina)
Farmacologia Básica – O 5-ASA é representado pelo ácido 5-amino-salicílico, proveniente da sulfasalazina.  A mesalazina (5-ASA) passou a ser utilizada, em muitos casos, em substituição à sulfasalazina, por estar livre de efeitos colaterais da sulfapiridina, que não pertence à molécula da mesalazina. Tem ação anti-inflamatória especialmente em determinadas moléstias como retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Pode ter efeitos nefrotóxicos e hepatotóxicos. É utilizada por via oral e via retal (enemas e supositórios).
Dosagem – As doses para adulto variam de 2 a 5gr/dia.
Indicações – Essencialmente retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A mesalazina costuma ser de tolerância muito boa. Pode ocorrer hipersensibilidade e seu uso deve ser muito cauteloso ou afastado em pacientes portadores de nefropatias e hepatopatias severas. Não é aconselhado seu uso durante a gravidez e crianças devem ser acompanhadas de perto por especialistas. Não foram encontrados registros de interação medicamentosa.
Denominação genérica – Mesalazina (5-ASA).
Comercialização exemplificada – Asalit (Merck), Asacol (Procter & Gamgle Phamaceuticals), Pentasa (Ferring), EMS, Sigma Pharma e Nature’s Plus, Olsalazina – Dipentum (Astra Zeneca).

 

 
Veja também:

- Sulfasalazina
- 5-ASA (Mesalazina)
- Infliximabe
- Azatioprina
- Budesonida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -