Fugesp



Bulário Fugesp

Pâncreas e Digestão
Veja também:  

Dimeticona
Farmacologia básica – A dimeticona é uma mistura de dimetilpolisiloxane que possui as propriedades água repelentes, rompendo bolhas gasosas, agindo desse modo contra o acúmulo de gás no intestino e favorecendo a sua eliminação. É, por isso, antifisético. Essa ação é bem demonstrada nos preparos radiográficos do aparelho digestivo onde se comprova a diminuição da quantidade de gás. Tem apenas ação local, não sendo absorvida. É utilizada por via oral e eliminada pelas fezes.
Dosagem - Para o adulto utilizam-se doses que oscilam de 40 a 150mg/dia, em administrações fracionadas. Pode ser utilizada em crianças em doses menores, geralmente em gotas. Cada ml(30 gotas)  contém 75mg de dimeticona.
Indicações – O tratamento sintomático do acúmulo de gases intestinais (flatulência ou meteorismo).
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Não há registro de contra indicações considerando seu uso estritamente local no trato digestivo. Também não se relatam interações medicamentosas significativas. A possibilidade alergênica é mais potencial do que prática.
Denominação genérica – Dimeticona.
Comercialização exemplificada – Luftal e Luftal Max (Bristol Meyers Squibb), Dimeticona (EMS, Eurofarma, Nedely, Merck, Sigma Pharma, Abott, Hipolabor, Mepha, Prati – Donaduzzi e Natures’s Best).

 

 
Veja também:

- Pancreatina
- Dimeticona

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -