Fugesp



Bulário Fugesp

Antiepiléticos
Veja também:  

Clonazepam
Farmacologia básica – O clonazepam é um benzodiazepínico 5-(o-clorofenil)-1,3diidro-7-nitro-2H-1,4benzodiazepina-2-ona (clonazepam). Como os demais benzodiazepínicos, tem ação tranqüilizante e favorecedora do sono, com outras características próprias que o tornam protetor neuro-cerebral por ação anticonvulsivante, com eficiência no tratamento auxiliar do pânico e em certas formas de vertigens e tonturas, muitas vezes ligadas à hipoacusia, zumbidos, hipersensibilidade a sons e perturbação do equilíbrio postural. Os benzodiazepínicos e ansiolíticos atuam nos receptores GABA-benzodiazepínicos com facilitação dos canais de cloro e polarização da membrana celular. O clonazepam tem meia vida plasmática longa compreendida entre 19 a 42 horas. É utilizado por via oral.
Dosagem – Utilizam-se em média 0,5 a 2mg /dia. Em crianças com indicação médica cautelosa, utilizam-se doses inicias de 0,01 a 0,03mg/kg/dia, não se excedendo 0,05mg/kg/dia fracionadas em 2 ou 3 administrações.
Indicações – Como benzodiazepínico ansiolítico e no tratamento de epilepsias, de conformidade com indicação médica exclusiva. Em casos especiais de tonturas e desequilíbrios posturais. Como auxiliar no tratamento do pânico.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O clonazepam pode ser usado em conjunto com outros anticonvulsivantes, mas pode interagir com os mesmos. Os antidepressivos tricíclicos e heterocíclicos, tipo sertralina e fluoxetina não interferem na sua ação farmacológica. Múltiplos efeitos colaterais adversos como ocorrem com outros diazepínicos, podem estar presentes, com manifestações em quase todos os sistemas orgânicos. É um medicamento que pode levar à dependência.
Denominação genérica – Clonazepam.
Comercialização exemplificada – Rivotril (Roche), Uni Clonazepax (União Química), Clonotril (Torrent), Clonazepam (Medley, Ranbaxy), Clonazepam gotas (Sigma Pharma).

 
Veja também:

- Ácido valpróico
- Carbamazepina
- Clonazepam
- Fenitoína
- Fenobarbital

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -