Fugesp



Bulário Fugesp

Fígado e vias biliares
Veja também:  

Entecavir
Farmacologia básica – É um análogo de nucleosídeo ativo contra o vírus B. É um antiviral de ação por vezes superior à lamivudina e o adefovir, principalmente nas formas com vírus mutantes em pacientes que estiveram em tratamento com a lamivudina e adefovir. É geralmente bem tolerado. Utiliza-se por via oral.
Dosagem – Utiliza-se a dose de 0,5 a 1,0 mg/dia, com variabilidade da dose conforme o clearance de creatinina: para clearance de 30  e inferior a 50mL/min, utilizar a dose de 0,5mg a cada 48 horas. Clearance de 10 e inferior a 30mL/min, dose de 0,5 mg a cada 72 horas. Pacientes em hemodiálise e clearance de creatinina inferior a 10, dose de 0,5mg a cada 120 horas. A insuficiência hepática não modifica as doses registradas. Não há estudos específicos em pacientes com idade inferior a 16 anos. Em pacientes geriátricos não se faz ajuste de doses.
Indicações – Tratamento da hepatite crônica pelo vírus B.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Dependente de cada caso, podendo ocorrer diarréia, dispepsia, náusea, vômitos, fadiga, cefaléia, tontura, sonolência e insônia. Não há referência a estudos em mulheres grávidas. O entecavir é eliminado no leite de ratas, não se sabendo se a droga é excretada no leite humano, não se recomendando amamentação durante o uso de entecavir.
Denominação genérica – Entecavir.
Comercialização exemplificada – Baraclude (Bristol-Myers Squibb).

 
Veja também:

- Espirolactona
- Butilbrometo de escopolamina
- Butilbrometo de escopolamina e dipirona
- Propranolol
- Cynara scolymus L.
- Silimarina
- Lamivudina
- Entecavir
- Adefovir
- Tenofovir
- Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
- Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
- Imunoglobulina humana anti-hepatite B
- Lactulose
- Ácido ursodesoxicólico
- Colestiramina
- Atropina
- Neostigmina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -