Fugesp



Bulário Fugesp

Fígado e vias biliares
Veja também:  

Butilbrometo de escopolamina e dipirona
Farmacologia básica – É a associação da escopolamina, anticolinérgica e espasmolítica, com a dipirona, que é analgésica. Atua na musculatura do trato digestivo e urinário, acrescentando-se à ação anti-hespasmódica o efeito analgésico da dipirona. É utilizado por via oral em gotas ou drágeas e por via venosa em ampolas de 5ml.
Dosagem – Cada comprimido contém 250mg de dipirona equivalente a 233,64 mg da substância ativa e 10mg de escopolamina equivalente a 6,89mg de escopolamina ativa. Para adulto utilizam-se em média 1 comprimido de 3 a 4 vezes/dia ou 30 a 40 gotas igualmente de 3 a 4 vezes/dia. Crianças: de 1 a 6 anos de idade 0,1mg/kg/dose, 3 a 4 vezes /dia; acima de 6 anos: 0,2mg/kg/dose, 3 a 4 vezes/dia. A forma intravenosa é aplicada em ampolas a cada 12 ou 24 horas em média.
Inidicações – Cólicas e espasmos, como anti-espasmódico e analgésico. Nas cólicas vesiculares e renais, aplicação intravenosa lenta tem significante eficácia, seguida de administração oral.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Manifestações alérgicas quer cutâneas, quer sistêmicas, que podem ser graves e fatais, devem ser consideradas principalmente na administração intravenosa. Obstrução das vias urinárias, boca seca, obstrução do trato gastrointestinal podem igualmente ocorrer, o que deve ser especialmente considerado na pessoa idosa. A escopolamina pode interagir, elevando a ação, com antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, quinidina, amantidina e disopiramida. No uso concomitante com ciclosporina, pode ocorrer diminuição do nível sérico da ciclosporina. A dipirona não deve ser utilizada em pacientes que estejam utilizando clorpromazina, situação que pode promover hipotermia grave. A dipirona pode ter ação sobre a medula ocasionando leucopenia e agranulocitose. As manifestações alérgicas já referidas podem atingir pele e mucosas, inclusive a síndrome de Stevens-Johnson.
Denominação genérica- Dipirona sódica e Butilbrometo de escopolamina.
Comercialização exemplificada - Buscopan composto (Boehringer Ingelheim).

 
Veja também:

- Espirolactona
- Butilbrometo de escopolamina
- Butilbrometo de escopolamina e dipirona
- Propranolol
- Cynara scolymus L.
- Silimarina
- Lamivudina
- Entecavir
- Adefovir
- Tenofovir
- Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
- Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
- Imunoglobulina humana anti-hepatite B
- Lactulose
- Ácido ursodesoxicólico
- Colestiramina
- Atropina
- Neostigmina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -