Fugesp



Bulário Fugesp

Fígado e vias biliares
Veja também:  

Colestiramina
 Farmacologia básica – A colestiramina é uma resina quelante de sal biliar. Os sais biliares provém do colesterol e apresentam ciclo entero-hepático e sofrem ação bacteriana na luz intestinal. A colesteramina é um sal clorado do ânion amônia quaternário. Pela sua ação quelante sobre sais biliares, promove a excreção de sal biliar e de colesterol pelas fezes. É utilizada por via oral.
Dosagem – A colesteramina é usada na dose de 8 a 24g/dia.
Indicações -  Está indicada como redutor do colesterol sérico e no tratamento de diarréias especiais, como algumas diarréias do diabético, sempre a critério médico.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A queda da reserva de sais biliares no organismo é habitualmente pequena, não requerendo preocupações maiores, embora os efeitos favoráveis na regulação do colesterol estejam presentes. A possibilidade de acidose metabólica hiperclorêmica, por aumento de absorção do cloro deve ser considerada em crianças. Prejuízos da absorção de vitaminas lipossiolúvies, A, D, E, K, merece atenção a propósito da vitamina K e de sua relação com a coagulação sanguínea, particularmente em relação à protrombina. Efeitos secundários de menos significado são distúrbios dispépticos e desconforto abdominal. Por sua interferência na absorção intestinal, a colesteramina deve ser afastada das principais refeições por um tempo da ordem de 4 horas. A constipação intestinal pode ocorrer, que é o contraponto exacerbado de seu efeito favorável no caso de certas diarréias.
Denominação genérica -  Colesteramina.
Comercialização exemplificada – Questran Light (Bristol
Meyers Squibb).

 
Veja também:

- Espirolactona
- Butilbrometo de escopolamina
- Butilbrometo de escopolamina e dipirona
- Propranolol
- Cynara scolymus L.
- Silimarina
- Lamivudina
- Entecavir
- Adefovir
- Tenofovir
- Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
- Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
- Imunoglobulina humana anti-hepatite B
- Lactulose
- Ácido ursodesoxicólico
- Colestiramina
- Atropina
- Neostigmina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -