Fugesp



Bulário Fugesp

Fígado e vias biliares
Veja também:  

Ácido ursodesoxicólico
Farmacologia básica - O ácido ursodesoxicólico é naturalmente produzido pelo fígado. Os ácidos biliares ursodesoxicólicos e quenodesoxicólicos são usados em terapêutica. O ácido ursodesoxicólico (UDCA) interfere na suspensão dos cristais de colesterol, bloqueando parcialmente a sua precipitação, causa da formação de cálculos biliares de colesterol, bem como pode chegar a dissolver cálculos biliares de colesterol de tamanho pequeno com diâmetro máximo de 1 cm. Atua favoravelmente no tratamento da bile litogênica pelas razões já expostas. Em colestases, inclusive com aumento de colesterol, tem-se mostrado particularmente importante. É utilizado por via oral.
Dosagem – Utilizam-se em média 10 a 15mg /kg/peso, chegando-se à dose de 750mg/dia na dissolução de pequenos cálculos. Pode ser usado por tempo prolongado, inclusive de anos.
Indicações – Bile litogênica, auxiliar no tratamento das litotripsias, nas colecistopatias com deposição de colesterol, e na dissolução de pequenos cálculos, conforme indicação e cuidados médicos. O UDCA tem indicação significativa no tratamento da cirrose biliar primária e em casos especiais em outras hepatopatias colestáticas, a critério médico. Tem sido usado também nas dislipidemias.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa - Excetuada a possibilidade de diarréia, geralmente contornável, não tem outras contra-indicações de monta. Não é competidor das indicações precisas de colecistectomias, situação em que o médico considera a idade, os riscos, as dimensões e a natureza dos cálculos, entre outros critérios.
Denominação genérica - Ácido ursodesoxicólico (UCDA).
Comercialização exemplificada  - Ursacol (Zambon).

 
Veja também:

- Espirolactona
- Butilbrometo de escopolamina
- Butilbrometo de escopolamina e dipirona
- Propranolol
- Cynara scolymus L.
- Silimarina
- Lamivudina
- Entecavir
- Adefovir
- Tenofovir
- Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
- Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
- Imunoglobulina humana anti-hepatite B
- Lactulose
- Ácido ursodesoxicólico
- Colestiramina
- Atropina
- Neostigmina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -