Fugesp



Bulário Fugesp

Terapia para Tiróide
Veja também:  

Propiltiuracila
Farmacologia básica – As drogas anti tiroidianas são denominadas drogas tilamídicas, especialmente representadas pelo propiltiuracil e pelo metimazol. São tiouréias que inibem a atividade da peroxidase tiroidiana ou tireoperoxidase, bloqueando a formação de tiroxina. Além disso, o propiltiuracil inibe a conversão periférica de T4 para T3. Os hormônios da tiróide, T4 e T3, estão em equilíbrio com a hipófise, controlando seu equilíbrio hormonal, pelas mensurações séricas de T3, T4 e TSH. É utilizado por via oral.
Dosagem – O propiltiuracil é utilizado em comprimidos de 50 a 100mg cuja dose é ajustada na individualidade dos casos, empregando-se em média 3 a 4 comprimidos ao dia.
Indicações – Hipertiroidismo.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O principal cuidado que se deve ter com propiltiuracil é a sua possibilidade de atuar como depressor da medula óssea, podendo ocasionar leucopenia e mesmo agranulocitose. A reversão deste efeito e o bom equilíbrio dependem do controle médico, do hemograma, além das clássicas mensurações de T3, T4 e TSH. Menos freqüentemente podem ocorrer rashs cutâneos.
Denominação genérica – Propiltiuracil ou Propiltiuracila.
Comercialização exemplificada – Propil (Pfizer) e Propilracil (Biolab Sanus).

 
Veja também:

- Levotiroxina sódica
- Propiltiuracila
- Tiamazol

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -